Formação para Professores

Capacita para lecionar o método de Organização Muscular da Expressão através de uma abordagem integrativa entre o sistema músculo esquelético e a psique, englobando a postura corporal, a anatomia dos movimentos, a expressão vocal, a teatralidade e as técnicas de comunicação.

Objetivos gerais

• Oferecer uma formação ampla e atualizada, dando as bases para o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o ensino do método de Organização Muscular da Expressão.
• Proporcionar uma visão multidisciplinar em relação à corporeidade, através de uma leitura do corpo humano que incorpore sua anatomia, gestos e movimentos com a voz falada e a expressão dos sentimentos humanos.
• Desenvolver um pensamento muscular que interligue constantemente o sistema musculoesquelético à psique.
• Desenvolver as competências, os conhecimentos, as habilidades e os recursos práticos necessários para completar essa base teórica.

Objetivos específicos

Que o formando seja capaz de:

• Desenvolver o pensamento critico e acuidade para realizar uma leitura corporal abrangente, conhecendo os principais aspectos da psique, da motricidade, da estrutura músculo esquelética, da expressão e da comunicação.
• Adquirir as competências necessárias para reconhecer e retirar os bloqueios emocionais que se expressam na carne.
• Realinhar o sistema músculo esquelético, reorganizar a postura, e reeducar os movimentos.
• Desenvolver habilidades para o ensino da expressão corporal e da comunicação, agregando os seguintes saberes:

  1.  A relação entre os músculos e a emoção, o conhecimento da linguagem não verbal, a expressão vocal, a relação entre o corpo e a voz no ato da comunicação. A técnica de interpretação.
  2.  Reconhecer os talentos individuais e dominar técnicas para lapidá-los através do coaching personalizado.

Público-Alvo

Profissionais e estudantes de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, recursos humanos, pedagogia, artistas e dançarinos. Diplomados e licenciados em qualquer área de conhecimento que queiram dedicar-se à docência do método. Pessoas que procuram um desenvolvimento pessoal de excelência com oportunidades de formação e superação pessoal.

Facilitadora Maria Pia Sconamilio

O método de Organização Muscular da Expressão (OMEX) foi desenvolvido pela terapeuta corporal, bailarina e coach de interpretação Maria Pia Sconamilio ao longo de trinta anos de trabalho e pesquisas na área da corporeidade. Dirige a Usina de Expressão no Rio de Janeiro, onde leciona seu método de postura, anatomia e dramaturgia corporal para empresários, artistas, terapeutas e público em geral.

Tópicos abordados na capacitação

Modulo 1:
Uma visão holística da anatomia corporal
A postura corporal
A consciência da postura e dos movimentos.
O alinhamento do eixo do corpo.
A postura nas ações quotidianas.
A respiração.
O alongamento.
Os comandos musculares corretos para mover e expressar sentimentos.

A relação entre postura e comportamento

Os diversos padrões posturais que se expressam em padrões comportamentais.
A postura ereta e as posturas em tombamento.

A dramaturgia corporall

A comunicação não verbal, a linguagem dos gestos, o estudo da expressão humana.
Os grupos musculares responsáveis pela expressão de cada emoção.
A ligação entre pensamento palavra e ação física.
Como harmonizar a imagem gestos e voz em uma expressão harmônica.
Encurtando a distância entre “o que sou e o que revelo ” através da imagem.

A expressão da voz
A linguagem dos sons: o ritmo, a dicção, a projeção e articulação da voz falada.
Técnica de oratória e leitura de textos.
Como falar em público, vencendo a inibição.
Gestos e movimentos do corpo adequados ao texto.

O aprendizado de sequências práticas de OMEX
Alongamento – correção postural.
Postura no dia a dia e no trabalho.
Reeducação dos movimentos.
Postura/Emoção.
Elaboração da postura e do movimento – exercícios.
Comandos musculares para o alinhamento do eixo do corpo.
A expressão vocal – exercícios e vivências praticas.
Sessões de relaxamento, respiração, auto massagem.

Módulo 2:
O aprendizado da técnica de Escultura Muscular
A técnica de Escultura Muscular visa a retirada das emoções tóxicas que se expressam através de contraturas musculares, restaurando a malha conjuntiva e reorganizando o traçado dos músculos.
As sessões de toque equilibram a musculatura e realinham o eixo corporal, retiram bloqueios crônicos e ampliam os espaços encurtados no corpo.

As sessões de movimento reorganizam a postura através do aprendizado dos comandos musculares corretos para mover, aliados à exercícios personalizados.

As sessões de comunicação promovem a integração entre a musculatura e a expressão.

Modulo 01
Encontros presenciais: 140 horas – aula

Modulo 02
Encontros presenciais para o aprendizado da Técnica de Escultura Muscular:

Aulas Virtuais
As aulas virtuais são intercaladas aos encontros presenciais e postadas via internet; estas sequências práticas possibilitam a aplicação imediata dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos. Permitem a flexibilidade no aprendizado prático do método, oferecendo apoio constante ao estudante.

São requisitos para o Certificado de Conclusão da Capacitação:

Frequência a 90% das aulas.
Apresentação de monografia.
Apresentação de aula prática formatada pelo aluno.
Entrevista final.

PROGRAMA DA CAPACITAÇÃO

1 – OS FUNDAMENTOS DO MÉTODO OMEX
O pensamento muscular.
Uma nova visão para a Educação Física.

2 – DO PENSAMENTO PREDADOR AO PENSAMENTO INTEGRADOR
A corporeidade através dos tempos.

3 – A ESCALADA DA CONSCIÊNCIA NO ESQUELETO
Do Quadrúpede ao Bípede.
O esqueleto bípede expressa ética.
O esqueleto bípede expressa arte.
O esqueleto bípede expressa o saber científico.
O esqueleto bípede expressa o saber coletivo.
O esqueleto bípede expressa intuição e sabedoria.

4 – OS TERRITÓRIOS EMOCIONAIS DO ESQUELETO
O Esqueleto é a escola da vida.
A Coluna vertebral é a escada do saber.
O Território de Base – “EU SOU”.
O Território de Leveza – “EU SEI”.
O Território de Flutuação – “EU SEI QUE SEI”.

5 – UMA VISÃO INTEGRATIVA DA ANATOMIA CORPORAL
O Corpo.
O Cérebro.
As funções cerebrais e suas relações com o sistema musculoesquelético.
A excitabilidade.
A tonicidade.
A contratilidade.
A elasticidade.

6 – A POSTURA CORPORAL
Sobre a estrutura.
O esqueleto ósseo e fibroso.
Sobre a forma:
A musculatura do território de flutuação.
A musculatura do território de leveza.
A musculatura do território de base.
O esqueleto apendicular.
Sobre os pés.
Sobre as pernas.
Sobre os braços e mãos.

7 – OS COMANDOS MUSCULARES PARA A NAVEGAÇÃO
Comandos para o posicionamento da cabeça e pescoço.
Comandos para o alinhamento do tronco.
Comandos para o alinhamento da bacia.
Comandos para o alinhamento das pernas.
Comandos para o alinhamento dos pés.
Comandos para o alinhamento dos braços e mãos.

8 – A CONCEPÇÃO CHINESA DE MOVIMENTO
A concepção chinesa de força, energia e movimento.
O treinamento essencial para o corpo.
Os dez mandamentos da correta respiração e correta postura.
A prática da meditação e da caminhada.

9 – A RELAÇÃO ENTRE OS MÚSCULOS E A EMOÇÃO
A Raiva.
O Ódio.
A Inveja.
A Sensualidade.
O Medo.
Acionando as teclas das emoções medianas.
A Alegria.
A Tristeza.
O Orgulho.
O Poder.
Acionando as teclas das emoções agudas.
O Amor Incondicional.
A Humildade.
A Generosidade.
A Compaixão.
A Expressão dos Estados Emocionais.
A Culpa.
A Timidez.
O Pudor
O Ciúme.
O Egoísmo.
A Dúvida.
A Tranquilidade.

10 – A RELAÇÃO ENTRE POSTURA E COMPORTAMENTO
Corpo são em mente sã.
As posturas de guerra.
Características comportamentais da postura de ataque.
Características comportamentais da postura de defesa.
Características comportamentais do tipo rígido.

11 – A IMAGEM CORPORAL
Expressão, Impressão e Inexpressão.
Análise do Erro.
A imagem é o veículo da comunicação.
A projeção da expressão no espaço.
A projeção da expressão no tempo.
O ritmo da comunicação.
A geometria do tempo.

12 – A EXPRESSÃO DA VOZ
O Alfabeto Gramatical.
O Alfabeto Sonoro.
O Alfabeto Imagético.
Os mandamentos da boa leitura.

13 – A TÉCNICA DE ORGANIZAÇÃO MUSCULAR PROFUNDA
Resumo das sessões de OMEX.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA ESTUDOS COMPLEMENTARES E MONOGRAFIA

A Integração das Estruturas Humanas – Ida Rolf
Martins Fontes – 1977
A Ressurreição do Corpo – Alexander
Martins Fontes – 1993
A Dança – Klaus Vianna
Siciliano – 1990
Anatomia para o movimento – Blandine Calais-Germain
Manole-1992; volumes 1 e 2
Body and Mature Behavior – M. Feldenkrais
International Universities Press – 1992
Butô- Pensamento em Evolução – Christine Greiner
Escrituras – 1998
Corporificando a Experiência – Stanley Keleman
Summus Editorial – 1987
A Comunicação Não verbal – A Gestualidade Brasileira
Monica Rector, Aluizio Trinta
Vozes – 1985
Como Vejo o Mundo – Albert Einstein
Nova Fronteira – 1981
Chaplin por ele mesmo – Charles Chaplin
Martin Claret Editorial – 1989
Dominio do Movimento – Rudolf Laban
Summus Editorial – 1971
Em Busca de um Teatro Pobre – Grotowsky
Civilização Brasileira – 1987
Entrevistas com kasuo Ohno – Sconamilio, Maria Pia
Caderno Ideias- Jornal do Brasil-1999
O Método- O Conhecimento do Conhecimento – Edgar Morin
Sulina – 1999
O Ponto de Mutação – F. Capra
Cultrix – 1982
O Teatro e seu Duplo – Antonin Artaud
Max Limonad-1984
O Uso de Si Mesmo – Alexander
Martins Fontes-1992
O Tao do Corpo – Sconamilio, Maria |Pia
Cadernos de Teatro – n – 131
Ginastica Postural Global – Souchard
Martins Fontes – 1985
Motricidade Humana – Tojal
Unicamp – 1994
Padrões de Distresse – keleman
Summus Editorial – 1992
Terapia Reichiana – Federico Navarro
Summus Editorial – 1987
Postura Corporal – Maria Pia Sconamilio -2000
Formação em Terapia Corpora l- Maria Pia Sconamilio – 2000
Dramaturgia Corporal – Maria Pia Sconamilio – 2000
Monografias
A Reintegração Postural em Ergonomia – Georgia Victor – Pós-Graduação em Engenharia de Produção- UFRJ – 1997
A Dramaturgia Corporal- Sconamilio, Maria Pia – 1998