Depoimentos

“No ano 2006, Maria Pia me convidou para ler um texto de Clarice Lispector que ela tinha muita vontade de montar, baseado no livro “Água Viva”. O próprio nome da autora me levou a encontrar com a Maria Pia. Eu não tinha nenhuma indicação sobre quem ela era, mas fui, como sempre faço na minha vida. Eu vou e depois escolho se faço ou não. Me deparei com uma sílfide entrando pelo Shopping da Gávea. Uma mulher alta, loira, linda, delicada, educada, sorriso aberto, franco. Me deu um grande abraço. Me conquistou, me fascinou para ser sincera. Primeiro. Aí, conversamos que ela seria minha coach, que iria me preparar o corpo; ela pediu uma trilha original para o Egberto Gismonti e convidou uma dupla de bailarinos pra pontuar o espetáculo. Começamos a ensaiar e ela se apresentou uma pessoa super criativa, moderna e inteligente. O nosso encontro resultou num espetáculo muito belo. A criatividade dela no cenário também foi impressionante, ela se mostrou uma mulher especial na minha vida, consegui realmente deixar que ela me dirigisse, era tudo muito novo para mim, porque era um monólogo, eu tinha medo, mas eu nunca senti como se fosse um monólogo, porque a presença da Maria Pia junto comigo no palco esta subjetiva. Em toda vez que eu entrava no palco, eu sentia Maria Pia comigo, contracenando comigo. Ela tem esse grande mérito de, ao dirigir um monólogo, ela faz com que você sinta ela te acompanhando e me acompanhou durante muito tempo exatamente pelo positivismo que ela tem da vida. Ela tem um grande encantamento pela vida, pela arte, pela música clássica, pelo balé clássico, pelos clássicos da literatura. Realmente foi uma pessoa fantástica que apareceu na minha vida. Tive muito prazer de ter sido dirigida por ela e estou pronta para novos projetos que ela queira pra gente. É uma pessoa que merece toda a minha atenção pra gente conversar e sonhar.”
Suzana Vieira – Atriz


“Maria Pia é uma profissional que participou de vários trabalhos meus, tanto no cinema como na TV, preparando os atores na dramaturgia corporal, revelando com clareza a forma, a respiração, o olhar e o gestual de cada emoção expressa no corpo. Seu método permite que o ator se emocione e ao mesmo tempo domine a forma gráfica de sua emoção. Isto é fundamental para a interpretação no audiovisual.”
Tizuka Yamazaki – Cineasta


“Eu estava na Gerencia Artística do SPORTV quando foi criada a Zona de Impacto, faixa de programação para adolescentes com foco em esportes de ação. Resolvemos contratar caras novas para a apresentação, fora do ambiente jornalístico e apelamos para as agencias de modelos. Após a escolha descobrimos que os selecionados estavam criando personagens de si mesmos. Então chamamos a diretora de teatro, coreógrafa e preparadora de atores Maria Pia. Em pouco tempo de trabalho dedicado e atento, ela fez com que cada um descobrisse a sua própria essência e transformasse esta descoberta em postura física e vocal própria, dando a autenticidade necessária a um formato que seria muito exigido em credibilidade pelo público alvo. A Zona de Impacto se transformou em uma das maiores audiências do canal e, enquanto esteve no ar com esse formato, foi uma das maiores fontes de arrecadação publicitária do SPORTV.”
Olívio Petit – Diretor, Jornalista


“Quando a Pia me convidou para dar algumas palavras, fiquei nervosa.Isso acontece quando você admira, respeita uma pessoa que é inteligente, culta, que nos intimida e nos deixa nua com o seu olhar penetrante. Pessoa esta, que nos ensina com maestria a cuidar da nossa estrutura física com carinho, nos faz conhecer e entender nossas emoções mais puras, sem máscaras.Me ensina como estruturar melhor uma personagem e ir fundo em suas emoções sem sofrer de corpo e alma.
Para o meu trabalho, minha arte, e para a minha vida pessoal, Maria Pia foi, é, e será sempre essencial.Como ela estou sempre aprendendo, me compreendendo como artista e como ser humano. E tudo, sempre, com muito amor, respeito e diversão”
Salve Pia!!!! Maria de todas as Marias!
Bianca Rinaldi – Atriz



“Conheci Maria Pia quando praticamente não me restava esperança de conseguir fazer atividade física que não me provocasse dor, por conta das alterações que apresento na coluna vertebral. Logo após as primeiras aulas e sessões de toque,fui adquirindo confiança, por notar alívio das dores e modificações positivas em meu corpo, tanto do ponto de vista estético quanto funcional. Hoje me sinto bem e tenho muito mais disposição para desempenhar minhas atividades diárias, que incluem grande carga de trabalho. Venho conseguindo, com a ajuda dela, ter maior consciência do meu próprio corpo. Maria Pia alia enorme conhecimento técnico – não só de anatomia, mas de dinâmica do movimento corporal – à sua inteligência brilhante. Esta combinação resulta em aulas que trabalham todo o corpo de maneira suave, mas muito eficiente no fortalecimento muscular e alinhamento corporal, prevenindo novas lesões e minimizando os sintomas de lesões preexistentes. Além disso, sua experiência com a dança agrega aspectos lúdicos às suas aulas. Seu entusiasmo e dedicação, aliados à sua grande generosidade, certamente trazem enormes benefícios a todos aqueles que tenham o privilégio de trabalhar o corpo sob sua orientação.”

Rafaela Marins – Médica (UFRJ), Mestre em Clínica Médica (UFRJ)e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (IARJ)


 
“Fiz um trabalho com a Maria Pia que me ajudou muito a descobrir formas diferentes de narrar, maneiras de posicionar a voz e dar intenções às palavras com auxílio da respiração.”

Tatiana Nascimento – Repórter TV GLOBO